pagamentos cartao
Glossário,

Preciso ter empresa aberta para receber pagamento por cartão?

 É completamente improvável imaginar um estabelecimento hoje em dia que não aceite cartões. Nos últimos anos, o número de brasileiros que tem nos cartões a sua principal forma de realizar pagamento cresceu muito, fazendo com que os lojistas também corram atrás de soluções cada vez melhores para receberem pagamentos por cartão de seus clientes.

 

Devido a essa importância, muitos empreendedores que estão abrindo seus negócios se questionam: é preciso que minha empresa já esteja aberta para poder transacionar com cartões? Como posso agilizar esse processo? Vamos entender as possíveis soluções para essas dúvidas.

 

Pagamento com cartão na maquininha

 

Se o seu negócio é “físico”, ou seja, é um estabelecimento que lidará cara a cara com seus clientes, você precisará de uma maquininha de cartão. Independente da empresa que escolher como sua adquirente, a maior parte das grandes empresas do setor obedecem um costume em relação ao status da sua empresa.

 

Se você quiser solicitar uma máquina e já possui o seu CNPJ, não há absolutamente nenhum impeditivo para tal. Entretanto, se todo o longo e burocrático processo de abrir um CNPJ ainda não estiver finalizado, você seria obrigado a pedir uma máquina em seu CPF.

 

Esta é uma opção possível na grande maioria das adquirentes, mas possui alguns pontos negativos. Normalmente, as empresas cobram taxas mais altas para clientes CPF, tanto nas transações quanto no aluguel, resultando em um certo prejuízo financeiro em relação aos clientes CNPJ.

 

Pagamentos online

 

Se o seu negócio é um “e-commerce” ou depende exclusivamente de pagamentos online, aí a situação é um pouco diferente. Se você ainda não possuir um CNPJ criado e não tiver toda a estrutura da sua empresa já estabelecida, como site, plataforma e afins, será muito complicado conseguir contratar os serviços de gateway e adquirente.

 

Isso acontece porque o mercado e-commerce possui uma série de regras únicas para a implementação de transações online, que envolvem desde a necessidade de um gateway quanto a utilização de serviços de antifraude.

 

Devido a essas questões, dificilmente você conseguirá adequar a sua empresa a todas as condições e processos estabelecidos se a mesma já não tiver aberta e pronta para funcionar.

 

Conclusão

 

No geral, podemos perceber que a resposta ideal para a pergunta “Preciso ter empresa aberta para receber pagamento por cartão” é: “Depende”. É preciso conferir se você já possui CNPJ e se precisará receber pagamentos no meio físico ou digital.

 

De qualquer forma, o ideal é contatar as adquirentes que você está interessado e tentar entender como facilitar ou agilizar o seu processo, visto que mesmo que seja necessário que sua empresa já esteja aberta você já pode trabalhar para que todo o resto esteja adequado para transacionar com cartões.

Se precisa usar e tem um MEI já teria acessoa maioria dos planos afinal maquia de cartão para micro empreendedor individual não seria um problema.