pagamentos com nfc
Glossário,

Como Funcionam os Pagamentos com NFC. 3 pontos importantes

Você sabe como funcionam os Pagamentos com NFC ?

Nos dias de hoje, é comum se ouvir falar sobre modos de usar o seu cartão de crédito via celular, pulseiras, adesivos e afins.
Essas novas soluções prometem ser o futuro para pagamentos com cartões no país e estão ganhando cada vez mais adeptos.

 

Mas afinal, o que é esse pagamento? Como funciona? Confira todas essas informações e muito mais!

 

O que é o NFC?

 

Os pagamentos “NFC” são uma forma de se referenciar à principal aplicação da tecnologia NFC (near field communication).
A partir dela, é possível realizar o envio de dados de forma muito segura a partir de uma fonte “sem contato”. Ou seja, chega de precisar passar o cartão na maquininha para realizar a transação: a partir da aproximação da maquininha toda a transação será realizada automaticamente.

 

Esta tecnologia já está sendo aplicada das mais diferentes formas em nosso país, gerando produtos incríveis como as Pulseiras Visa, os aplicativos “Pay” (como Samsumg Pay, Android Pay e afins) e até mesmo adesivos IBanking, como os do banco Santander.

 

É seguro pagar com NFC?

 

Apesar de estar se tornando conhecida no Brasil apenas nos últimos anos, a tecnologia NFC é muito mais antiga do que achamos, sendo extremamente segura e de alta qualidade, especialmente devido a uma série de aprimoramentos feitos ao longos dos anos.

Devido ao crescimento do mercado de pagamentos de cartão de crédito, o pagamento NFC é visto como o principal investimento para o futuro e manutenção do crescimento deste setor.

 

Os dados enviados a partir da tecnologia NFC são transferidos em sentido “mão única”. Ou seja, você não corre o risco de ter suas informações privadas, como senha e dados da conta bancária, furtados por tecnologias ilegais.

A proximidade necessária para realização da transferência NFC (cerca de 10cm) também garante um baixíssimo risco de fraude, resultando em uma tecnologia extremamente segura.

 

Quais são os tipos de pagamentos com NFC?

 

Atualmente, já existem diversas formas de se realizar pagamentos por proximidade no Brasil, com mais de 2 milhões terminais de cartões de crédito já habilitados para este tipo de transação.

 

É muito fácil descobrir se esta solução se adequa as suas necessidades. O pagamento NFC pode ser feito a partir de aplicativos gratuitos de celular, como os já citados aplicativos “Pay”, necessitando apenas de um aparelho compatível e uma boa conexão com a internet.

 

Uma outra aplicação desta tecnologia está na famosa “Pulseira Visa”, que vêm se tornando uma verdadeira sensação em nosso mercado.

A partir dela, que pode ser solicitada diretamente no site da Visa com baixíssima burocracia, você pode realizar pagamentos por proximidade através de uma pulseira de silicone extremamente resistente e de design ultra moderno.

 

Mais recentes tecnologias, como as do Banco Santander, permitem a utilização de um “adesivo” personalizado com os seus dados bancários.

Assim, basta colá-lo na parte de trás de seu celular ou do seu crachá que conseguirá realizar pagamentos bancários sem cartão de crédito.

 

Conclusão

 

Em países asiáticos, a tecnologia NFC dominou completamente o mercado, sendo tão importante para a realização de transações quanto o próprio cartão físico.

Por somar praticidade a segurança, todos as suas diversas aplicações, desde físicas a digitais, tem se tornado cada vez mais acessíveis às diferentes classes da sociedade.

 

Para começar a fazer parte deste futuro basta entrar em contato com o banco emissor de seu cartão ou com a sua bandeira para coletar mais informações e solicitar o produto de tecnologia NFC que mais se adeque às suas necessidades!

Você já teve alguma experiencia em pagamentos com NFC?

 

*Durante a pandemia muitas empresas relataram uma alta expressiva nesse tipo de pagamento.

TAGS