Fraude Digital
Fraudes,

Dicas par anão cair em Fraudes Digitais 2021

Hoje em dia é muito fácil cair em fraudes digitais. Qualquer um que esteja conectado à rede mundial de computadores está vulnerável de certa forma a esse tipo de crime. Seja por celulares, tablets, smartwatches ou computadores e servidores, é possível se expor a uma ameaça de fraude digital com facilidade se não forem tomadas as devidas precauções e ações ativas contra esse tipo de esquema fraudulento.

Caindo em fraudes digitais

Aqui veremos como é possível se prevenir de fraudes digitais através de dicas importantes e atuais. Atualmente é exigido dos usuários e das organizações o mínimo de entendimento a respeito do que são e como funcionam fraudes digitais além das táticas e esquemas mais comuns usados por fraudadores no ambiente virtual.

Ter informações e dados sensíveis e até mesmo sigilosos expostos na internet é mais comum do que pode parecer. Já que o tempo todo estamos preenchendo todo tipo de formulário credencial ou logando em sites, blogs e redes sociais para desfrutar da facilidade, velocidade e comodidade do comércio eletrônico de bens e serviços de consumo. Hoje todas as grandes empresas de varejo e serviço tem no ambiente virtual uma presença massiva e por isso é tão ordinário cair em fraudes digitais.

Dicas para não cair em fraudes 

Existem muitas formas de se proteger para não cair em fraudes digitais. Algumas simples, outras mais complexas, algumas gratuitas e outras pagas. Dependo muito da situação de cada um para entender qual ferramenta ou conduta se adequa melhor a cada um.

A primeira dica é sempre pesquisar a idoneidade e lisura da empresa.Conferindo os dados da empresa que você está acessando, como razão social, CNPJ, endereço e telefone. Todos os canais virtuais de venda são obrigados pela justiça a ter esse tipo de informação em sua página inicial. É possível desconfiar de ambientes digitais que não tenham essas informações com fácil acesso.

Em seguida, é indispensável identificar as informações de contato do site. Quão maior for a facilidade de conseguir essas informações como número de telefones, emails e endereços para entrar em contato com a loja caso algo aconteça, para tirar algum tipo de dúvida ou fazer uma reclamação formal, menos perigosos e mais confiável o site será. Caindo drasticamente a chance de você cair em uma fraude digital. A maioria dos sites modernos oferece já na página inicial um chat online onde é possível fazer contato direto e tirar todas as suspeitas prévias quando se está navegando na internet.

Outras dicas importante

É muito importante estar ciente da reputação da empresa que fornece o serviço que você está acessando. Pesquisar o que outros usuários estão falando na internet sobre aquele site é uma forma bastante eficiente para identificar se você vai cair em uma fraude digital ao utilizar aquele serviço. Sempre desconfie e consulte a idoneidade e lisura nas agências de proteção ao consumidor. Como por exemplo o site Reclame Aqui.

O Procon também executa esse tipo de serviço e também é completamente confiável. Eles mantêm atualizada uma enorme lista de empresas e sites que recomendam fortemente evitar, pois se tratam de áreas muito perigosas e podem sim fazer você cair em uma fraude digital.

Combata Fraudes Digitais Reclameaqui

Combata Fraudes Digitais Reclameaqui

Ler a política de privacidade e dados do site também normalmente é uma boa forma de se prevenir contra fraudes digitais. Na política de privacidade e dados é possível entender quais os sistemas de devoluções e trocas usados por aquele site. Quanto mais simples e fácil for pra fazer essas transações, mais seguro você vai se sentir no que diz respeito a cair em fraudes digitais. Lembre-se que seus dados são a prioridade nesse tipo de transação.