Pagamento Pelo WhatsApp
Softwares,

Pagamento pelo WhatsApp – O que é e como funciona o WhatsApp Pay?

O Pagamento pelo WhatsApp é uma nova opção de pagamento para quem busca maior facilidade em seu cotidiano, principalmente quem trabalha em home office.

Isso porque quem busca praticidade, basta utilizar essa nova ferramenta que anteriormente havia sido barrada pelo próprio Banco Central do Brasil.

Hoje, vamos lhe mostrar os detalhes dessa nova ferramenta que surgiu graças a uma boa gestão da inovação por parte dos gestores da rede social, contando sobre o que é o WhatsApp Pay, como ele funciona, se é seguro e também vamos lhe ensinar a como fazer pagamento pelo WhatsApp Pay. Leia conosco e deixe um comentário caso tiver alguma dúvida!

O que é o WhatsApp Pay?

O Que é O Pagamento Pelo WhatsApp

O que é o pagamento pelo WhatsApp?

Mas afinal, o que é o pagamento pelo WhatsApp? Em inglês, o termo “Pay” significa pagamento, então se trata de uma nova modalidade de pagamento através do aplicativo mensageiro.

Apesar de novo, o WhatsApp Pay já havia sido lançado no ano passado aqui no Brasil, mas foi barrado e desautorizado pelo Banco Central do Brasil de funciona, pois segunda a instituição, ainda era necessário fazer um estudo maior sobre seus recursos para realmente validar sua segurança em relação a privacidade dos usuários.

Basicamente, é possível fazer o pagamento e recebimento de valores através do aplicativo mensageiro, sendo ideal para quem trabalha com prestação de serviços por exemplo.

Em seguida, por volta de agosto, a aplicação de recebimentos foi novamente liberada, mas em fase testes, e nesse meio tempo surgiu o Pix, deixando um pouco de lado o uso de pagamento pelo WhatsApp.

Agora, foi autorizado publicamente pelo BC para funcionar sem restrições.

O WhatsApp Pay é habilitado pelo Facebook e pelo Facebook Pagamentos (entidade autorizada pelo BC), e processado pela Cielo no Brasil. Não há a cobrança de taxas por parte do WhatsApp ou Facebook para enviar ou receber dinheiro de amigos e familiares usando um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito.

Pagamento pelo WhatsApp é seguro?

Pagamento Pelo WhatsApp é Seguro

Pagamento pelo WhatsApp é seguro?

Mas, e será que o pagamento pelo WhatsApp é realmente seguro? Vale a pena utilizar o pagamento pelo WhatsApp em nosso cotidiano? A verdade é que vale bastante a pena, principalmente para quem utiliza a prestação de serviços como home office.

O que podemos afirmar que sim, é seguro usar o pagamento pelo WhatsApp, visto que o app possui a criptografia de ponta a ponta nas conversas e chats fechados. Além disso, existem outras camadas de proteção que garantem a segurança e privacidade dos usuários.

A Visa, uma das parceiras da plataforma de pagamentos do WhastApp, informa que o recurso é protegido por tokens que impedem a exposição de informações sensíveis dos usuários durante as transações. Para cada dispositivo móvel ou aplicativo, é criado um token de pagamento único.

Para realizar uma transação, o usuário deverá confirmar uma senha previamente cadastrada. Em alguns dispositivos, a confirmação pode ser realizada por meio de biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).

“Estamos entusiasmados com a disponibilidade desse recurso. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro com segurança não poderia ser mais importante neste momento, pois, não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também ajuda os entes queridos a se manterem conectados, amplia o acesso a serviços financeiros e permite que mais pessoas participem da economia digital”.

Matt Idema, Chief Operating Officer do WhatsApp, em comunicado.

Como fazer pagamento pelo WhatsApp?

Como Fazer Pagamento Pelo WhatsApp

Como fazer pagamento pelo WhatsApp?

Afinal, como fazer pagamento pelo WhatsApp? Qual é o passo a passo a ser seguido para conseguirmos realizar transações através da rede social? Siga nosso passo a passo simples abaixo especificado de como fazer pagamento pelo WhatsApp:

  • Entre na conversa e toque no “+”, se o seu celular for um iPhone, ou no clipes, se for um Android;
  • Em seguida, selecione a opção “Pagamento” e coloque o valor;
  • Ainda nessa opção, você também pode escolher se quer enviar ou receber o dinheiro.

Para usar o WhatsApp Pay, é necessário cadastrar um cartão, cartão de débito ou cartão múltiplo com a função de débito emitido por um dos bancos ou instituições listados abaixo (mais emissores devem disponibilizar a solução nos próximos meses).

  • Banco do Brasil: Visa;
  • Banco Inter: Mastercard;
  • Bradesco: Visa;
  • Itaú: Mastercard;
  • Mercado Pago: Visa;
  • Next: Visa;
  • Nubank: Mastercard;
  • Sicredi: Mastercard e Visa;
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa.

O WhatsApp Pagamentos chega gradualmente aos usuários do Brasil desde a última terça-feira (04), para Android e iPhone (iOS). Não é possível usar o serviço de pagamentos no WhatsApp Web nem no WhatsApp para computador.

E então, gostou de saber ainda mais sobre como fazer pagamento pelo WhatsApp? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!