O que é Marketplace

Marketplace
Informações,

O que é Marketplace

O Marketplace é uma forma de negócio que surgiu no Brasil em 2012. De uma forma bem simples poderíamos dizer que este termo se refere a uma espécie de shopping center online.

 

Facilitando a vida do comprador, agrega lojas e marcas em um único estabelecimento virtual, dando opções de se comparar preços, produtos e qualidade destes itens.

 

Esta forma de comércio recebeu uma aceitação bastante significativa no mercado, popularizando-a e juntando empresas reconhecidas nacional e internacionalmente, como Americanas, Walmart, Mercado Livre, denter outras tantas empresas.

Marketplace e e-commerce são sinônimos?

Não, existem diferenças entre estes conceitos.

Marketplace se diferenciam de e-Commerce em muitos itens como: formato da receita, formato jurídico, gerenciamento de estoque, variedade e profundidade de produtos ou serviços, grau de abertura e afins.

O maior diferencial entre eles seria a descentralização do estoque e possibilidade de aumentar a variedade de produtos amplificadamente, direcionando-os para cada tipo de consumidor específico, analisando perfis e necessidades.

Um fato também que faz um contraponto entre marketplace e e-commerce é o modelo de negócios. Um dono de uma loja pode investir em mais de um site de marketplace ao mesmo tempo. Esta mesma situação no meio do e-commerce é muito rara, já que os recursos de investimento são lançados para a própria loja.

CaracterísticaMarketplace

 

E-Commerce

 

Formato de Receita

 

Descentralizado

 

Centralizado

 

Estoque

 

 

 

Fornecedor > Cliente

 

 

 

Fornecedor > Varejista > Cliente

 

Logística

 

Preço do Produto

 

Intermediação de Negócio

 

Definido pelo Fornecedor

 

Definido pelo E-Commerce

 

 

Marketplaces nacionais

 

  • Mercado Livre

Marketplace mais antigo da América Latina, realiza milhões de transações todos os anos e processa bilhões de dólares de milhões de vendedores para milhões de compradores.

  • B2W

Maior grupo de e-commerce da América Latina, abriu recentemente suas portas para produtos de múltiplos fornecedores por meio do modelo de Marketplace. Abrange os sites Submarino, Americanas e Shoptime.

  • Walmart

Um dos maiores e-commerces do Brasil.

  • CNOVA

O grupo Cnova foi resultante da fusão da empresa francesa C Discount com empresa brasileira Nova Pontocom.

 

Marketplaces internacionais

 

Internacionalmente existem centenas de marketplaces de peso e renome. Oferecendo cada vez mais interatividade e qualidade em seus serviços têm otimizado bastante suas vendas com o crescente público-alvo.

Conceitos que você deve conhecer ao falar de marketplace

Comissão: tarifa cobrada pelo marketplace em cima da quantidade de vendas efetuadas. Esta taxa vai modificando de acordo com o perfil de produto ou serviço oferecido pelo marketplace. Esta taxa varia de 3,5% a até 30%.

Intermediador Financeiro:  instituição de pagamento responsável por conciliar as vendas realizadas entre compradores e vendedores, garantindo segurança para empreendedor e consumidor.

Prazo de Pagamento: normalmente o prazo fica entre 2 dias até 45 dias após a entrega do pedido. O prazo pode parecer extenso, mas há todo um processo de assegurar que as entregas serão efetuadas de forma segura e assertiva, evitando contratempos.

Liquidez de Produtos: é uma taxa relacionada ao total de vendas executadas. Divide-se a quantidade total de produtos com vendas em um marketplace pelo total de produtos geral do marketplace.

A indicação de taxas produtivas são: entre 25% e 60% para os altíssimos rendimentos. Taxas de 10% a 15% geralmente são de marketplaces que estão surgindo recentemente e estão tentando se engajar na sistemática.

Liquidez de Vendedores: refere-se ao número total de lojas com vendas e divide este número pelo total de lojas geral do marketplace.

Cauda Longa: conceito criado pelo autor Chris Anderson e que apresenta uma das principais vantagens do modelo de marketplace, pois fornece que as pessoas tenham acesso a produtos e serviços que antes seriam inalcançáveis ou possivelmente com chances de nunca serem vistos ou conhecidos.

Gostou de conhecer tantos conceitos novos? Boa leitura e aprendizado. Até breve!

TAGS