Problema Das Fraudes Brasil
Fraudes,

O problema das Fraudes Digitais no Brasil 2021

O problema das Fraudes, risco redobrado na pandemia.

O Brasil é um país em desenvolvimento razoavelmente bem conectado à rede mundial de computadores.

Porém, quanto mais usuários conectados à internet, maior é a chance e são as oportunidades de estelionato digital além é claro de todo tipo de fraude digital. A pandemia do novo coronavírus mergulhou o mundo inteiro em uma crise absoluta, como resultado disso, além de muitas outras coisas, criou um ambiente perfeito para a proliferação de ataques no ambiente digital.

O Problema das Fraudes digitais em números

O Brasil consta na lista dos cinco países mais afetados por fraudes digitais no mundo hoje em dia. Esses dados foram compilados por uma renomada empresa norte-americana especializada em segurança e proteção digital.

Os outros países mais afetados são os Estados Unidos da América, o Reino Unido, que engloba a Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, assim como Indonésia, Rússia e Filipinas. Os ataques de fraudes digitais no ambiente digital brasileito vem aumentando exponencialmente desde dois mil e dezessete.

Desde esse ano o Brasil registrava uma fraude digital a cada dezessete segundos. No último ano aconteceu o que as empresas de segurança já previam, um aumento de mais de trezentos por cento no volume de fraudes digitais, principalmente se tratando de phishing. Essa fraude digital redireciona o usuário a sites de compras falsos onde roubam dados e informações sensíveis dos usuários.

O aumento estrondoso das fraudes digitais tem relação direta com o aumento do acesso à tecnologia pela maior parte da população. Em tempos de pandemia no Brasil o volume de compra pelo ambiente digital aumentou significativamente. Isso favorece a área de ação dos criminosos digitais. O home office fez os ataques a ferramentas profissionais do mundo digital aumentarem mais de trezentos por cento em apenas dois meses no território nacional. No início do ano passado a média por dia de tentativas de fraudes virtuais era de pouco mais de quatrocentos mil, em contraste, três meses depois esse número já era de mais de um milhão e setecentos mil ataques.

É importante saber!

Com essa mudança brusca no comportamento dos usuários e organizações, os fraudadores e criminosos do ambiente digital também tiveram que se adaptar aos novos tempos com novas fraudes digitais e formas de capturar ou roubar dados e informações sensíveis ou até mesmo sigilosas.

Os ambientes digitais mais afetados são sites de compras online, marketplaces, onde você compra de uma pequena loja sob o nome de uma grande varejista, instituições financeiras digitais e todo tipo de comércio digital. Até mesmo o setor de jogos eletrônicos, que é gigante no Brasil, sofreu um aumento expressivo de fraudes digitais nos últimos dois anos. Por volta de vinte e dois por cento.

O tráfego de informações digitais em jogos aumentou um terço em relação ao ano anterior.Por isso as empresas que desenvolvem e distribuem esses jogos estão investindo cada vez mais em segurança e proteção de dados sensíveis. Mas é claro que o cuidado do usuário é fundamental para aumentar essa rede de proteção.

Existem soluções automáticas muito eficientes que já usam inteligência artificial, redes neurais e permitem conferir com muita precisão os dados fundamentais dos usuários e validar suas credenciais sem permitir que um agente malicioso se passe por um usuário.Esse tipo de tecnologia é fundamental e indispensável na luta sem fim contra as fraudes digitais.

O Brasil investe boa parte do orçamento para tecnologia e segurança digital.
Outros países também investem muito em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de proteção de dados.

Além é claro das organizações privadas que tem total interesse em proteger os dados de seus usuários. 

Mesmo assim o problema das fraudes continua.