Como se prevenir de Fraudes Digitais em 2021?

Privacidade Nas Redes Sociais
Fraudes,

Como se prevenir de Fraudes Digitais em 2021?

Existem diversas formas de se prevenir contra um vazamento de dados. Desde antivírus até a contratação de serviços especializados nesse tipo de fraude digital e que darão total assistência caso algo aconteça.

Prevenir de fraudes usando Gerenciador de senhas

Desde o início da rede mundial de computadores o maior volume de fraudes digitais em todo o mundo têm sido ocasionado por vazamento de dados. Existem muitas maneiras de informações e dados sensíveis e sigilosos vazarem para o ambiente virtual, até mesmo sem o próprio conhecimento dos usuários e organizações que porventura serão vítimas ocasionais de fraudes virtuais devido ao vazamento de dados.

O ideal é evitar navegar por sites de procedência duvidosa e que não tenham sido pré conferidos pela maioria dos navegadores disponíveis. Assim como usar credenciais fortes em consumo e comprar pela internet, contas e perfis em redes sociais, além de cadastros de informações na maioria dos sites e blogs. Inclusive as credenciais de acesso a celulares, tablets e computadores.

Sendo assim exige muita disposição e interesse do usuário em se proteger desse tipo de fraude digital. Por isso o indicado na grande maioria dos casos é a contratação de um serviço de gerenciamento de senhas e credenciais no ambiente digital.

Privacidade nas redes sociais

Como Se Prevenir De Fraudes

Como Se Prevenir De Fraudes

Hoje em dia é quase impossível conhecer alguém que não tenha ou use pelo menos uma rede social. As organizações do ambiente virtual trabalham incessantemente para manter os usuários a maior quantidade de tempo possível dentro dos seus aplicativos e fazem o possível para que a interação entre os usuários seja cada vez maior. Marcando afinidades entre eles usando como base as informações e dados preenchidos, postados e compartilhados no aplicativo ou site em questão.

Muitos fraudadores contam com esse tipo de superexposição nas redes sociais e utilizam essas informações e dados disponibilizados pelo próprio usuário para cometer fraudes digitais. Às vezes se passando pelo usuário, às vezes usando de engenharia social para extrair informações que não estão disponíveis ainda na rede mundial de computadores.

Hoje em dia a melhor medida individual a ser tomada para evitar esse tipo de fraude digital é manter absolutamente todas as redes sociais em modo privado e ao mesmo tempo buscar informações e dados sensíveis que eventualmente o usuário tenha ele mesmo compartilhado, preenchido ou publicado e apagar esses dados. Também é necessária iniciativa do usuário para concluir essa proteção já que não é oferecido nenhum tipo de serviço para cobrir essa falha de segurança digital.

Verificação em dois passos e dados bancários, a melhor forma de se prevenir de fraudes

Os fraudadores estão a todo momento buscando novas formas de aplicar fraudes digitais em usuários e organizações. Com a popularização das FinTechs esse mercado se tornou um enorme alvo de práticas de fraude digital. Aplicativos de bancos tradicionais e digitais são alvo de ataques de todos os tipos e formas. Além da contaminação cruzada de dados e informações sensíveis que abrem brecha para o roubo ou furto e acabam causando enorme prejuízo financeiro aos envolvidos.

É indispensável ativar a verificação em dois passos em todos os dispositivos e credenciais possíveis, seja em celulares, tablets ou computadores. Dessa forma o fraudador precisa ter acesso fisicamente aos dispositivos para concluir a fraude digital. Dificultando bastante a ação dos criminosos. Além de somente acessar sites confiáveis e só acessar dados bancários através de dispositivos confiáveis. Assim como utilizar e instalar somente aplicativos oficiais das lojas oficiais de aplicativos(Apple e Google), pois estes foram testados previamente contra vários tipos de fraude digitais possíveis. Dessa forma é possível mitigar ao máximo o risco de ser vítima de fraudes digitais por conta própria. É indispensável o autocuidado no ambiente digital para manter os padrões de navegação e utilização segura.

-->