Como Realizar Um Estorno De Venda
Informações, Úteis,

Como realizar um estorno de venda?

Como realizar um estorno de venda? O que fazer se o cliente pede um cancelamento?

 

Como realizar um estorno de venda, caso você faça uma venda na maquininha de cartão? Você sabe fazer isso?
Sabemos que ter uma maquinha de cartão é uma “mão na roda” para quem é empreendedor, pois quase todas as pessoas possuem um cartão de crédito ou débito para realizar suas compras com mais comodidade.
Mas uma vez ou outra, o cliente pode pedir o cancelamento de uma venda ou estorno.
Então, veja como agir nesses momentos, e como isso funciona na prática, pois para cada maquininha, o procedimento pode mudar.

 

Como realizar um estorno de venda no cartão?

Para realizar um estorno de venda no cartão, se a venda foi numa maquininha, existem duas formas: na máquina do cartão ou pelo aplicativo da empresa de pagamentos.
Então, depende do que for oferecido pela empresa ou conforme sua preferência.

Para cancelamento na maquininha:

 

Busque pelas últimas vendas feitas. Clicando nela, há a opção estorno. Em seguida, siga as instruções da própria máquina para terminar;

 

Para cancelar pelo aplicativo

Busque pelas vendas feitas e siga as informações da tela para fazer o estorno.
Mesmo que esses passos sejam simples, cada empresa ou maquininha pode ter um passo a passo ou um processo específico.

Vamos ver algumas opções:

 

  • Cielo: com a máquina em mãos, use a senha de acesso na opção Soluções Cielo. Selecione a compra a ser estornada, coloque na maquininha o cartão do cliente e informe os dados da venda.
    Assim, será impresso um novo recibo.
  • Mercado Pago Point: continuando nosso assunto sobre como realizar um estorno de venda, o estorno pode ser feito na máquina em até 24 horas para venda no débito e num prazo de 180 dias para vendas no cartão parceladas, ou que seja pelo app.
  • Moderninhas PagSeguro: o estorno pode ser feito na máquina do cartão até o limite de 24 horas depois de feita a venda, ou depois desse prazo, por meio da conta digital.
  • Minizinhas PagSeguro: mesmo prazo acima das Moderninhas, mas o processo é feito no app PagSeguro Vendas e não na máquina.
  • SumUp: o cancelamento pode ser realizado em até 12 horas depois da venda, o que pode ser feito na máquina do cartão, seja ela um SumUp On ou Total. Ou você pode fazer isso pelo app para todas as máquinas.
  • SumUp Top: você pode fazer o estorno de venda pelo app somente para vendas no crédito.
  • Stone: ainda sobre como realizar um estorno de venda, o cancelamento de venda pode ser feito pelo app, no site no campo de atendimento ao cliente ou até na maquininha.
  • Zettle: o estorno de venda nessa máquina de cartão deve ser realizado no mesmo dia, pelo aplicativo ou no site, no campo de atendimento ao usuário.

 

O Que Fazer Se Cliente Pede Um Cancelamento Ou Estorno

O Que Fazer Se Cliente Pede Um Cancelamento Ou Estorno

Video falando de estorno de maneira simplificada

Políticas de cancelamento

Na hora de realizar um estorno de venda na maquininha, saiba que as empresas possuem práticas específicas.
Algumas empresas do ramo de pagamentos, como estão cientes do reflexo de um cancelamento de vendas para os empreendedores, muitas empresas oferecem todo um suporte ao cliente.

A empresa de pagamentos SumUp, por exemplo, conta com um time antifraude que analisa e contesta casos de chargeback (quando o cliente entra em contato com a operadora e informa que certa compra não deve ser paga ou ele deseja o reembolso do valor).
Então, esse cuidado garante que uma compra seja rejeitada na hora de passar o cartão.

No caso da PagSeguro, o problema pode ocorrer ao digitar uma venda, uma vez que os dados são colocados pelo empreendedor, e caso isso seja confirmado, a multa é direcionada para o vendedor ou empreendedor.
E, sobre as vendas com cartão e senha, segundo a PagSeguro, esta empresa diz que o repasse do valor da compra é muito pequeno, quando há uma contestação por parte do cliente.

Por fim, neste artigo, você conferiu como realizar um estorno de venda, bem como, sobre algumas diretrizes de algumas empresas de pagamentos.
Agora, como você sabe que nem tudo são flores, e hora ou outra, é preciso cancelar uma venda na maquininha, então, você já sabe como proceder.

E, fique por aqui para acessar mais artigos como este!